Somos uma unidade masculina privada preparada para prestar o atendimento integral à saúde do dependente químico, em serviços ambulatoriais e de tratamentos voluntário e/ou involuntário.
Nosso espaço é composto por equipes de profissionais especializados na área da dependência química, e atuam seguindo protocolos e regimentos internos que garantem segurança e conforto.
Venha nos fazer uma visita!
Metodologia de trabalho
Detalhamento:
Aplicação em ambiente fechado de métodos de distanciamento das situações indutoras ao consumo de drogas licitas e ilícitas. Reorientação dos valores pessoais através de autoconscientização dirigida e intercambio de experiências comuns. Reeducação social direcionada ao aprimoramento do caráter e necessária correção das distorções induzidas pelo consumo de drogas. Reavaliação da importância das relações interpessoais e reorientação familiar. Instrução a nível comportamental dirigida ao novo posicionamento de atitudes em situações relacionadas ao uso de drogas.
- Realização de Plano Prevenção de Recaída. (P.P.R) - O principal objetivo da prevenção de recaída (PR) é tratar o problema da recaída e gerar técnicas para prevenir ou manejar sua ocorrência. Baseada em uma estrutura cognitivo-comportamental, a PR busca identificar situações de alto risco, em que um indivíduo é vulnerável à recaída, e usar estratégias de enfrentamento cognitivas e comportamentais para prevenir futuras recaídas em situações similares.
- Realização de Terapia Racional Emotiva. (T.R.E) - O conceito básico da T.R.E. é colocar o individuo para pensar sobre suas emoções. Criando um conceito simples em quatro estágios: A = situação B= pensamento C = sentimento e por fim D = ação. O individuo que toma consciência da terapia racional emotiva torna-se menos imediato em suas ações e com isso feito, ele erra menos.
- Realização de Terapia Cognitiva Comportamental. (T.C.C) - A Terapia Cognitiva Comportamental enfatiza a importância que a relação terapêutica tem para o sucesso da psicoterapia, o que confirma que, a flexibilização e disponibilidade de interação com o outro, possa ser a resposta à resolução de problemas, também proporcionando que desta maneira haja uma relação espontânea, oferecendo momentos autênticos no processo.Desta forma busca que se possa estabelecer um sistema terapêutico onde o objetivo seja usá-la como mais um instrumento de ajuda ao paciente, fazendo assim com que ele possa criar a sua solução para os problemas que o afligem. A Terapia Cognitiva Comportamental tem o foco nas conexões entre o que uma pessoa pensa sobre si mesma - ou sobre a situação (a parte cognitiva) - e como isso afeta a maneira como ela age (a parte comportamental). Concentra-se basicamente no que está acontecendo em sua vida nos momentos atuais ao invés de buscar causas no passado.
- Terapia Ocupacional. (T.O) - A Terapia Ocupacional trabalha na reabilitação do dependente químico que tenha dificuldades em realizar suas tarefas cotidianas. A Terapia Ocupacional trabalha construindo ou reconstruindo o cotidiano, observando as necessidades de cada residente. O terapeuta ocupacional vê o residente como um todo, um ser bio-psico-social, utilizando atividades devidamente prescritas para alcançar seu objetivo. A escolha das atividades que farão parte do tratamento é feita de forma criteriosa pelo terapeuta ocupacional para enquadrar todas as necessidades de cada residente observando sempre, as dificuldades e necessidades do mesmo, além de sua satisfação dentro processo evolutivo de seu tratamento. Essas atividades melhoram a auto-estima e a coordenação dos movimentos, além de estimular o mesmo a inserir-se na sociedade.
- Espiritualidade - O conhecimento cada vez mais atualizado dos mecanismos da doença gerou uma grande diversidade de formas de tratamento, entretanto, comum a todos eles está o estimulo da parte espiritual que cada um traz dentro de si. A necessidade de reconhecimento de um Poder Superior gera respostas que de outra forma seriam impossíveis de obter. A existência de um Poder Superior comprova a capacidade de cada indivíduo de cumprir as metas que se propuser atingir. O reforço da espiritualidade não segue nenhuma religião especifica, centrando-se basicamente na existência de Deus como ser criador único de todo universo, respeitando todas as crenças, sem imposição de regras e normas de condutas religiosas.
- Laborterapia - A Laborterapia tem como objetivo principal retirar o residente do processo de atrofia causado pela dependência química. Em suas fases finais, a tendência da dependência química é de isolar o indivíduo do convívio social, fazendo-o voltar-se para si mesmo. O objetivo da Laborterapia é antes de tudo fortalecer um organismo debilitado pôr meio de atividades direcionadas e de caráter terapêutico, promovendo assim a integração do dependente em um meio social adverso daquele o qual estava acostumado.
- Videoterapia - (O objetivo desta Atividade é desenvolver a Determinação,Motivação,Encorajamento,Resgate de Sentimentos,Concentração,Interesse e Absorção,Força Interior e Capacitação de Superação (Resiliência).
- Musicoterapia - Processo terapêutico que estuda a relação homem-música-meio, para que através das experiências sonoras se estabeleçam canais de expressão e comunicação para produzir a minimização dos problemas de ordem biopsicossocial-espiritual e a consequente promoção da saúde humana.
- Grupos de Sentimentos / Confrontos - Uma das principais características da doença é a diminuição da auto-estima e a supervalorização da própria personalidade face aos que o cercam. Embora conflitantes os dois termos indicam a diminuição do cuidado do indivíduo consigo próprio e a diminuição da necessidade de aceitação de seus atos pôr parte daqueles que o cercam. Os grupos de sentimento e confronto têm pôr finalidade posicionar o indivíduo perante sua própria realidade, demonstrando-lhe suas falhas comportamentais e os resultados negativos de sua auto-avaliação.
- Educação Física - O presente trabalho tem por objetivo enfatizar através da revisão de literatura os efeitos, tanto psicológicos como fisiológicos, que a atividade física tem no processo de recuperação do dependente químico, ela serve tanto para reabilitação e prevenção de doenças crônicas como para a melhora da qualidade de vida desses pacientes, proporcionando-lhes prazer,bem-estar,melhora na auto-estima e interação grupal. Unitermos: Dependência química. Drogas. Atividade física. Qualidade de vida.
- Esporte e Lazer - A exemplo da laborterapia, o esporte e o lazer representam um papel importante na recolocação do indivíduo no meio social, estimulando sua participação em grupos, enfatizando a necessidade do cumprimento de ritos e regras sociais e ainda demonstrando a necessidade de preservar o próprio organismo.
Grupo de Estudos 12 Passos
Formação de Grupos de Residentes para estudo dos Doze Passos, programa idealizado há cerca de 50 anos e constantemente aperfeiçoado. O programa tem se revelado como um dos métodos mais eficazes para tratamento de dependências. A eficácia do programa tem se demonstrado pela disseminação de grupos que atendem aos mais diversos tipos de compulsividades. Basicamente consiste no aprimoramento da imagem pessoal e individual de cada um visando uma perfeita integração ao meio social, respeitadas as deficiências tanto do indivíduo quanto da sociedade em geral.